Eu tenho certeza, que você, como empresário, já ouviu falar sobre o Código de Conduta na empresa. Esse importante documento faz parte da organização da empresa e estipula diversas regras de convivência de acordo com a lei e a cultura da própria instituição.
Mas você sabe o porquê o Código de Conduta é tão importante em uma empresa? Sabe como criar o seu Código de Conduta?
Neste texto, nós vamos abordar mais detalhes deste documento e como ele pode impactar positivamente no seu negócio, aumentando inclusive a produtividade dos funcionários,
Não perca tempo e confira agora mesmo nosso artigo e não se esqueça de compartilhar com sua rede de contatos!
O que é o Código de Conduta?
O Código de Conduta também é conhecido como Código de Ética e reúne em um documento, todas as regras que definem os valores e cultura da empresa. Desta forma, ele serve como um guia de orientação para os colaboradores da organização de como devem ser os comportamentos nas mais variadas situações do dia a dia.
Essas regras são determinadas pela própria empresa, respeitando sempre a legislação trabalhista vigente. O código de conduta é fundamental para que a empresa tenha um posicionamento e possa assumir responsabilidades éticas sociais e ambientais.
Cada vez mais, os posicionamentos da empresa, em questões sociais e ambientais, são cobrados pelos clientes e possuir isso explicitamente no código de conduta irá auxiliar os colaboradores a agirem de acordo com o que a empresa estabelece para si mesma.
Uma ótima dica para quem quer implantar um código é apresentar aos colaboradores da organização e testar por um período, para que todos possam se acostumar com as regras do código.
E aos novos colaboradores, o código de conduta que estiver implementado, deverá ser apresentado no momento da contratação, para que o novo colaborador já entre no mesmo “espírito” da sua empresa.
Por que o código de conduta é importante para minha empresa?
Como dissemos, cada dia mais as empresas são cobradas a terem um posicionamento ambiental e social e o código de conduta é uma ferramenta para que isso fique explícito nas ações de seus colaboradores.
Além disso, este documento irá definir medidas punitivas para casos de assédio no ambiente profissional, como o bullying, assédio moral, sexual e até algum desentendimento da equipe que se tornar mais expressivo.
Com este documento e os colaboradores estando cientes, as medidas passíveis como suspensão e até mesmo demissão por justa causa, poderão ser respaldadas.
Para empresas que buscam cada vez mais se qualificarem e terem selos de qualidade como o ISO 9000, é fundamental ter o Código de Conduta para que as ações e métodos da empresa e colaboradores sejam padronizados.
Com isso é possível aplicar políticas de compliance (veja se já fizemos texto sobre isso para linkar), que englobam além da padronização dos procedimentos, a confidencialidade das informações, que se tornam fundamentais para que os selos de qualidade sejam alcançados.
Como criar um código de conduta para minha empresa?
Se você tem interesse em criar um Código de Conduta para sua empresa, o mais indicado é procurar um advogado trabalhista para que, em conjunto com o profissional, o empresário possa passar as suas decisões e o código estar seguro judicialmente para que não quebre nenhuma regra da legislação trabalhista.
Este profissional irá auxiliar no momento da redação do seu Código e irá garantir a implementação correta na empresa. Além disso, qualquer dúvida jurídica que surgir durante o processo poderá ser sanada pelo advogado.
Gostou do nosso artigo? O que você acha importante conter no código de conduta da sua empresa?
Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e continuar acompanhando nosso conteúdo!