O voo atrasado é uma ocorrência muito comum nos aeroportos brasileiros. Devido ao alto número de pessoas que utilizam o transporte aéreo como alternativa e a infraestrutura dos aeroportos, o atraso é muito comum.
Passar por esse tipo de situação é muito desagradável, pois gera diversos imprevistos e até mesmo perca de compromissos importantes.
Existem diversos fatores que levam ocasionam um voo atrasado. Neste artigo você irá descobrir um pouco sobre esses fatores e quais os direitos dos passageiros quando isso ocorre. Não perca!
Voo atrasado: o que fazer?
O passageiro deve estar atento a todo momento nas informações do painel do aeroporto para assegurar que não sofrerá com um voo atrasado.
Isso porque, é por este meio que são emitidos os avisos de voo atrasado. Em algumas ocasiões, quando se é de conhecimento prévio da companhia aérea, há também o aviso via email ou pelo próprio aplicativo da empresa para smartphones.
Quando esse tipo de situação ocorrer, é preciso que o passageiro se dirija até o balcão de sua companhia para verificar quais as medidas que estão sendo tomadas. Ao conversar com o funcionário da empresa, seja educado, mas firme para garantir o cumprimento de seus direitos.
As companhias aéreas orientam seus funcionários para oferecerem a opção que beneficie mais a própria companhia do que o passageiro. Desta forma, é preciso conhecer seus direitos para não aceitar a pior opção quando é oferecida.
Voo atrasado: direitos do passageiro
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é o órgão que regulamenta as regras que as companhias aéreas devem cumprir. Em sua Resolução ANAC n° 141/2010, estão explicados alguns pontos sobre o voo atrasado.
Essas regras que iremos citar valem tanto para voos domésticos (voos no Brasil) como em voos internacionais, que transitam no território brasileiro.
O grau dos direitos dos passageiros é definido de acordo com o tempo de atraso:
- Atraso a partir de 1 hora: gratuitamente, a companhia aérea deve prover meios de comunicação como internet e telefonemas.
- Atraso a partir de 2 horas: além da comunicação, a companhia deve disponibilizar alimentação para os passageiros. A alimentação poderá ser oferecida via vouchers ou mesmo bebidas e lanches próprios.
- Atraso a partir de 4 horas: a partir deste ponto, a companhia já deve arcar com acomodação ou hospedagem para seus passageiros.. Além disso, também deverá ceder transporte do aeroporto até o local da acomodação.
Os atrasos superiores a 4 horas também são passíveis de reembolso integral da passagem se o passageiro assim desejar. Este atraso ocorrendo em uma conexão, garantirá ao passageiro o reembolso integral e o transporte para seu aeroporto de origem, de forma gratuita.
Mas se o passageiro decidir seguir com a viagem quando estiver em uma conexão, o voo deverá ser remarcado de acordo com a vontade do passageiro. Se isso ocorrer, a acomodação oferecida pela companhia aérea já não é mais obrigatória.
O passageiro que sofrer perda de compromissos por conta do voo atrasado poderá ainda processar a companhia aérea por danos morais, para reaver seu prejuízo.
Voo atrasado: o que ocasiona?
O voo atrasado acontece devido a diversos motivos, que muitas vezes fogem do controle da companhia aérea. Abaixo, vamos listar os três principais motivos de atrasos no Brasil em 2019.
Manutenção da aeronave não programada
Muitas vezes, as aeronaves precisam de manutenções não programadas para garantir a segurança do voo.
Devido a alta complexidade dos aparelhos utilizados nas aeronaves, não são raras as ocasiões que eles necessitam de uma manutenção em caráter de urgência.
Quando isso é exigido, o voo sofrerá atrasos e até mesmo cancelamentos, dependendo da situação.
Falta ou problemas com a tripulação
Embora as companhias aéreas contem com equipes de funcionários reservas, existe a possibilidade de se ter problemas na tripulação não previstos.
A aeronave precisa de um número mínimo de profissionais para poder operar. Algumas vezes acontece de não se ter esse número mínimo, o que não é permitido por lei para levantar voo.
Isso ocasionará um atraso no voo, até que a situação seja resolvida com mais funcionários por exemplo.
Ocupação mínima do voo
Os voos também precisam de uma ocupação mínima para levantar voo. Isso garante que a companhia aérea não tenha prejuízo, levando menos passageiros que o indicado em sua aeronave.
Quando isso acontece, geralmente se é marcado um novo horário, para garantir que o avião decole com mais pessoas. Isso porque, o custo para um voo é praticamente o mesmo com a aeronave vazia ou cheia.
Voo atrasado: como evitar
Existem alguma medidas que o passageiro pode tomar para evitar um voo atrasado. Embora alguns motivos fujam do controle da companhia aérea, ainda sim é possível tentar minimizar esse tipo de situação.
Consultar o histórico da companhia antes de comprar a passagem pode garantir um voo no horário. Isso porque, uma empresa com altos índices de reclamações devido à atrasos pode atrasar mais um voo, mesmo que sem intenção.
Essa pesquisa prévia garante mais segurança e tranquilidade para o viajante.
Ao escolher uma companhia aérea, o passageiro deverá optar por aquela que possui vários voos no trecho ele irá voar. Em caso de atraso no voo original, ele poderá ser realocado de forma mais fácil em um voo para o mesmo destino.
Se possível, o passageiro deverá optar por voos em dias e horários alternativos àqueles de pico. Isso pode garantir um voo tranquilo e sem atrasos, devido a maior tranquilidade proporcionada por esse tipo de horário e datas.
Caso o passageiro sinta que seus direitos não estão sendo respeitados, é altamente recomendável procurar um especialista na área para que isso seja reparado.
Você tem alguma dúvida sobre voo atrasado? Pergunte em nossos comentários!
Continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais!