A consultoria trabalhista preventiva é realizada por um grupo de profissionais altamente qualificados, que visa apurar os riscos ocupacionais e o cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias, por parte de uma empresa, reduzindo drasticamente o seu passivo trabalhista.
O passivo trabalhista é a soma de dívidas geradas pelo empregador, que não cumpre suas obrigações trabalhistas ou, não realiza corretamente o recolhimento de seus encargos sociais.
Assim ao iniciar a consultoria trabalhista preventiva, é realizada uma pesquisa em cada um dos departamentos da empresa, com análise de documentos pertinentes a cada um dos funcionários, bem como o trabalho desenvolvido por cada um deles.
Nesse momento, é apurado e levantados os dados para se verificar se os encargos trabalhistas e previdenciários estão sendo pagos e recolhidos de forma correta, se a atividade desenvolvida é perigosa ou insalubre e nesse caso específico se os equipamentos de proteção estão sendo fornecidos de forma adequada, se são trocados no prazo legal, se estão dentro da validade e das normas de segurança do trabalho.
Não obstante isso, há uma apuração minuciosa dos cartões de ponto, a fim de se apurar se estão sendo registrados de forma correta, se há muita incidência de horas extras e como a empresa pode fazer alterações para a redução destas.
Também ocorre a análise das folhas de pagamento, das rescisões trabalhistas e da quantidade de acidentes de trabalho nos últimos cinco anos, além de uma necessidade de adequação da empresa ao e-social.
Realiza-se ainda, um levantamento das ações trabalhistas e autuações do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego, visando identificar a maior incidência e recorrência dos problemas enfrentados pela empresa nos últimos cinco anos.
Também é imperioso se fazer uma pesquisa de satisfação com os funcionários e colaboradores, além de verificação do cumprimento das normas de segurança e higiene do trabalho.
A consultoria preventiva trabalhista faz um trabalho minucioso e detalhista focando principalmente a atuação do departamento pessoal, departamento de recursos humanos e segurança do trabalho.
Tais medidas visam a redução de custos trabalhistas desnecessários, apresentando uma solução a ser implantada e consequentemente um aumento na capacidade financeira da empresa.
Link permanente